2 jan

Entenda o que é Baby Planner e por que você pode precisar disso

Parabéns, futura mamãe! A confirmação da gravidez é motivo de alegria e grande excitação na família. Agora você precisa cuidar bem de você, descansar e estar bem tranquila para esperar a chegada do bebê, não é mesmo?

Bem, então gostaríamos de lembrar que nove meses passam rápido demais e você tem mil preparativos com os quais se preocupar antes da hora de ir para a maternidade. E para a mamãe profissional que trabalha o dia inteiro o tempo fica mais curto ainda! Você precisa cuidar do enxoval, da decoração do quarto, da preparação do chá de bebê e mil coisinhas que vão ocupar seu precioso tempo de curtir a gravidez tranquilamente.

Young mother with her little baby in forest

A sociedade coloca muita pressão sobre futuras mamães, que precisam fazer uma série de escolhas em um curto espaço de tempo. No final, nove meses acaba sendo pouco tempo para se preparar para um dos momentos mais importantes de sua vida.

Então, o que você precisa fazer?

Nove meses de preparação

Fontes de informações não faltam para a futura mamãe: livros, sites na internet, revistas especializadas, vovós, amigas, comadres… você vai ter de prestar atenção em todas as fontes de informações sobre gravidez, bebês e maternidade, para saber o que preparar. Já está se sentindo cansada antes mesmo de começar, não é? E enquanto a barriguinha cresce, a lista de tarefas e de preocupações só aumentam.

Ainda bem que você pode respirar fundo e relaxar: já existe ajuda especializada para te apoiar e orientar durante esse período de grandes transformações. Talvez você ainda não tenha ouvido falar em baby planner. Não sabe o que é isso nem para o que serve? Não se preocupe, estamos aqui para te contar.

Tenis bebê

Tenis bebê

Afinal, o que é uma baby planner?

Ela é uma profissional preparada para auxiliar futuras mamães e papais no processo de preparação para a chegada do bebê, podendo estender essa ajuda até o primeiro ano do seu filho. Ela é como se fosse o resumo de todas aquelas fontes de informações que citamos no item acima.

Você não precisa se preocupar em pesquisar e ir atrás de todas aqueles detalhes, pois a baby planner já fez isso por você. Afinal, esse é o trabalho dela. E o melhor: ela prestará orientação personalizada, de acordo com suas necessidades, estilo de vida e orçamento. Esse serviço ainda não está muito difundido no Brasil, mas já chegou fazendo sucesso. As baby planners, assim como as wedding planners, já são profissionais bem conhecidas e solicitadas nos Estados Unidos e na Europa.

Conjunto bebê menino

Conjunto bebê menino

Por que contratar uma baby planner?

Ela será como aquela amiga especial que vai cuidar de sua lista sempre crescente de tarefas. Muitas futuras mamães estão procurando uma baby planner porque ela conhece os melhores produtos para você e o bebê, além de simplificar os processos e cuidar de todos os detalhes necessários.

Quer um exemplo? Pense em tudo o que você precisa fazer em sua rotina diária: depois de um longo dia de trabalho e de várias tarefas fora de casa, você ainda precisa encarar as tarefas domésticas, além de fazer exercícios e cuidar de você mesma. E os cuidados dobram durante a gravidez! Quando chega o fim de semana, tudo o que você quer é relaxar e aproveitar o tempo livre com o marido e a família, em vez de se preocupar com aquela lista interminável do que fazer e comprar para a chegada do bebê.

Vestido infantil de festa

Vestido infantil de festa

A família e amigos não vão ajudar?

Sim, claro que vão. A chegada do bebê é um acontecimento especial e todos vão querer participar dos preparativos. No entanto, seus familiares e amigos também têm sua vida pessoal e profissional muito ocupada e, assim como você, não contam com muito tempo livre, além de nem sempre viverem próximos de você para oferecer ajuda. Já para a baby planner, isso é uma profissão. Então, a prioridade dela é se manter informada sobre os melhores produtos e tendências do mercado.

Por mais que sua irmã recomende aquele carrinho lindo ou a sua sogra diga que nunca precisou “dessas bobagens”, como um bebê conforto ou uma babá eletrônica, não significa que esses conselhos sejam relevantes hoje em dia. Elas estão querendo ajudar, claro, mas os produtos evoluíram para melhor e a pessoa indicada para recomendar isso ou aquilo é uma profissional por dentro do mercado de produtos infantis.

O conhecimento, experiência e expertise da baby planner evitarão várias idas a lojas e horas gastas em pesquisas na internet, pois isso é tarefa dela. Enquanto isso, você curte a sua gravidez com a família e amigos, em vez de se preocupar se essa ou aquela cadeirinha de carro é a mais segura, ou que berço se adapta melhor ao espaço que você tem.

Conjunto 3 pecas Carters RN Pinch Me

Conjunto 3 pecas Carters RN Pinch Me

Que serviços a baby planner pode oferecer?

O primeiro passo é marcar um encontro com a profissional para uma conversa de amigas. Isso pode ser feito na sua casa junto com a família toda, por Skype ou então em um café ou casa de chá. Nesse primeiro contato, vocês vão se conhecer e ela vai pedir informações sobre suas necessidades e planos. Ela pode ter pacotes de serviços já montados, que podem ser adaptados ao seu gosto e necessidade, ou então você pode personalizar seu próprio pacote.

Entre os muitos serviços oferecidos, estão:

  • Organização     de sessões de fotos para registrar sua gravidez desde o início. Ela indica os melhores fotógrafos;
  • Fazer     a lista de enxoval do bebê com você e cuidar das compras. Ela sabe a quantidade certa de cada item a colocar na lista;
  • Orientar quanto ao que não pode faltar ao montar o quarto e o banheiro do bebê, sempre visando a funcionalidade e a segurança;
  • Organizar o chá de bebê, cuidando da lista de presentes e dos convites;
  • Preparar a ida para a maternidade, orientando na arrumação da mala para que não falte nada para o conforto da mamãe e do bebê;
  • Ajuda     na volta da maternidade, orientando quanto às adaptações da família e da rotina da casa, incluindo o esquema de visitas;
  • Ajuda     nos cuidados com a mamãe antes e depois do parto.

Estes são apenas alguns exemplos do que a baby planner oferece, mas como já foi dito, o atendimento é personalizado, de acordo com as necessidades de cada futura mamãe. Tudo será combinado no primeiro encontro entre você, sua família e a profissional.

Gostou de saber mais sobre o trabalho de uma baby planner? No nosso blog, você encontra muitos artigos importantes para o bem-estar da mamãe e do bebê.

Leia nosso post sobre o sono dos bebês e aprenda o que fazer para que ele tenha um sono tranquilo e você também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *