Bolo decorado com frutas

Com a chegada do calor e do verão, uma boa pedida agora para as festas de aniversário ou até mesmo outras comemorações, é o bolo decorado com frutas. Em um estilo tropical, os bolos com frutas são deliciosos e são a sensação do momento. As frutas trazem um frescor para o bolo, que fica lindo decorado com elas. Para uma festa tropical é sem dúvida a melhor opção de bolo para a festa, pois além de muito saboroso ele ajuda a decorar a mesa e entrar nesse clima tropical.

Bolo decorado com frutas
Para uma festa tropical nada melhor do que um bolo decorado com frutas frescas, inove colocando também elementos de scrapbook – Foto: Jessyca B. – Atelier Du Fouet

As frutas ideais para o bolo

As frutas mais utilizadas para fazer um bolo de frutas tropicais são: morango, kiwi, manga, abacaxi, pêssego, uva, carambola. As chamadas frutas vermelhas são mais difíceis de serem encontradas, porém, elas dão um charme extra, se conseguir, use para decorar sem medo, são elas: amora, framboesa, goji berry, cereja, blueberry ou mirtilo.

Bolo decorado com frutas
Foto: Pixabay

Escolha: muitas frutas ou uma só

Para o seu bolo decorado com frutas você pode escolher fazer um mix de frutas bem coloridas, usando frutas e cores variadas, por exemplo, morango, kiwi e manga. Usando essas três frutas você já consegue um bolo com três cores diferentes. Ou então pode escolher somente uma fruta, como o morango, por exemplo, e fazer um bolo bem vermelhinho. Outra ideia muito interessante é usar frutas de tons semelhantes ou fazer uma decoração degradê, de um tom para outro.

Bolo decorado com frutas
Bolo branco e vermelho, um clássico – Foto: Via Doce
Bolo decorado com frutas
Olha que lindo esse bolo todo em tons de amarelo – Foto: Chef Alex Engel
Bolo decorado com frutas
Linda e diferente essa ideia de decoração de bolo com a coroa do abacaxi, morangos e casquinha de sorvete. – Foto: Kiki Catering Services

Não tem frutas naturais? Use a criatividade!

Você quer fazer um bolo com frutas, mas já pensou com são muitas as opções? Você pode fazer com frutas de verdade, o que garante um bolo fresco, mas nem sempre isso é possível, dependendo da região ou da estação, ou até quanto tempo esse bolo precisará aguentar. Uma alternativa às frutas verdadeiras são as frutas fakes, que podem ser comestíveis ou não. Você pode usar frutas de plástico ou biscuit apenas para decorar o topo do bolo, ou pode usar pasta americana para fazer lindas frutinhas que podem ser saboreadas. Para uma festa de aniversário infantil talvez seja interessante criar frutinhas fakes ou até mesmo fazer que todo o bolo seja uma grande fruta, olha que divertido!

Bolo decorado com frutas
Não dá pra usar frutas reais? Vai de pasta americana! – Foto: Dreams Cake Recife
Bolo decorado com frutas
Os bolos com frutas fake são bem alegres e divertidos, combinando muito bem com festa infantil com tema de frutas – Foto: Ibagué Ciudad Musical
Bolo decorado com frutas
Um bolo todo amarelo feito com bico pitanga se transforma num grande abacaxi com carinha e coroa de papel . Perfeito para festas infantis com tema tropical – Foto: Márcia Vieira Bolos

O bolo naked decorado com frutas

Uma dos bolos que é a sensação do momento é o famoso naked cake, que traduzido livremente para o nosso português quer dizer um “bolo nu”, isto é, sem uma cobertura ou glacê cobrindo ele, podendo ser vistas todas as camadas do bolo pelas laterais. Esse tipo de bolo combina muito bem com as frutas, e cria uma composição muito linda com elas. É de comer com os olhos, não é mesmo?! Esse tipo de bolo é uma tendência que veio para ficar e conquistou de vez as festas mais descoladas e intimistas, combina muito bem com pequenos casamentos, noivados, chá de bebê, chá de cozinha, ou mesmo um aniversário.

Bolo decorado com frutas
Um bolo naked cake decorado com frutas é uma sobremesa e tanto! – Foto: @minhacasa196
Bolo decorado com frutas
Arranje cada fruta minuciosamente para conseguir um efeito harmonioso incrível – Foto: Fábia Festas
Bolo decorado com frutas
O naked cake é um bolo delicado e ao mesmo temo sofisticado – Foto: Naked Cake Curso Online

Bolo de frutas com glacê

Agora uma ideia mais tradicional é você fazer um bolo bem gostoso, cobrir ele todo com o glacê de sua preferência, ou até mesmo o chantilly normal, e por cima dele você enfeita com as frutas. Você pode simplesmente colocar as frutas no topo, todas juntinhas, sem nenhuma arrumação específica. Ou então criar uma composição interessante, fazendo um círculo de cada fruta, criando um desenho ou algum outro detalhe com elas.

Bolo decorado com frutas
Ninguém resiste ao chantilly com frutas – Foto: Dany Lobo
Bolo decorado com frutas
Olha que jeito diferente de enfeitar o bolo com frutas e glacê – Foto: Donna Dalvinha Bolos
Bolo decorado com frutas
Você pode criar muitas decorações interessantes usando frutas – Foto: Altestrudel Boleria e Doceria

Bolo de frutas com chocolate

Todo mundo sabe que o chocolate vai muito bem com as frutas, então porque não um bolo coberto de chocolate e decorado com frutas? Pode ser simplesmente o chocolate derretido, uma ganache especial ou até mesmo o bom e velho brigadeiro de colher. Olha que lindo e gostoso ele fica:

Bolo decorado com frutas
Porque frutas com brigadeiro é muito bom! – Foto: Nati Gentil Brigadeiros
Bolo decorado com frutas
Esse bolo é uma verdadeira obra de arte – Foto: @yunona_josan

Vídeo: aprenda a fazer os bolos decorados com frutas

Veja abaixo alguns vídeos do YouTube sobre bolos decorados com frutas tropicais, que separamos para você. Aprenda a fazer e decorar em casa, para sua festa, ou quem sabe até para fazer uma renda extra vendendo bolos para fora, já pensou?

No vídeo do canal Gastronomia Popular você aprende a fazer um naked cake de baunilha com doce de leite:


Se o vídeo não abrir, clique aqui para você assistir.

E no vídeo do canal Cakepedia você aprende a fazer um bolo decorado de chantilly e frutas:


Se o vídeo não abrir, clique aqui para você assistir.

E aí, você gostou das dicas de hoje? Esses bolos decorados com frutas deram água na boca não é mesmo? Escreva para a gente contando o que você achou desse super post e que outras ideias interessantes você quer ver aqui no blog E-Roupas de Bebê, nós vamos adorar saber! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *