10 dicas de como fazer o bebê parar de chorar

Qual mãe que não fica preocupada ao ver seu filho chorar? É angustiante ver seu bebê insistir no choro por muito tempo, sem que elas nem mesmo saibam o porquê eles manifestam essa tristeza ou insatisfação.

Apesar de, em algumas situações, você não conseguir solucionar o motivo do choro do seu filho, é possível ajudá-lo a parar de derramar algumas lágrimas e se sentir melhor. Existem técnicas que acalmam o bebê e que você pode introduzir na sua rotina, para diminuir também a sua preocupação ao ver seu filho chorar e não conseguir ajudá-lo a parar.

Nesse artigo preparamos uma lista com 10 dicas de como fazer o bebê parar de chorar. Confira:

1 – Faça massagens relaxantes no bebê

Quando seu filho começar a chorar compulsivamente e você não conseguir fazer ele parar, tente usar a técnica das massagens. Pegue um óleo ou creme (próprios para a pele do bebê) e aplique na barriguinha, no peito, nos braços e nas pernas, massageando cada uma dessas partes lentamente.

O toque dos dedos ajudam a musculatura do bebê a relaxar, aumentando a sensação de bem-estar e de tranquilidade.

Roupinha de bebê  oncinha
Roupinha de bebê oncinha

2 – Deixe o bebê sugar o dedo ou uma chupeta momentaneamente

Se seu filho está chorando muito, mas costuma se acalmar ao sugar um pouco o dedo ou uma chupeta, deixe que ele faça isso por alguns minutos. Esse hábito pode ajudá-lo a distrair do que o está incomodando (ou até adormecer), lhe dando tempo suficiente para poder procurar uma outra alternativa para ficar mais calmo.

3 – Deite o bebê de lado

Deitar o bebê de lado, tanto no colo de alguém, como na cama (sempre com companhia), pode ser mais uma alternativa para ajudá-lo a acalmar durante uma crise de choro. O motivo da sensação de tranquilidade que essa posição causa no bebê é a lembrança que ele tem da posição que mantinha quando estava dentro do útero materno – a posição fetal.

4 – Embrulhe bem o bebê em uma manta segura

Para o bebê que acabou de nascer, pode parecer muito inseguro ficar sem nenhum tipo de suporte no seu corpo, visto que ele passou nove meses em um espaço compacto e confortável dentro do organismo materno. Por esse motivo, quando ele percebe que seus braços e pernas estão muito livres, podem se sentir assustados com seus próprios movimentos involuntários, ficando desconfortáveis e inseguros.

A técnica de embrulhar o bebê na manta, portanto, ajuda a aumentar a sensação de segurança do pequeno, que tem devolvida a sensação de aconchego e conforto.

É preciso ter cuidado ao embrulhá-lo na manta, para que apesar de seguro consiga realizar movimentos e para que não machuque. Por isso, ajeite os braços do seu filho ao longo do corpo, deixando-os bem retos, para não machucar e também para facilitar a pressão do tecido na pele do bebê.

Vestidinho de bebê
Vestidinho de bebê

5 – Passeie com ajuda do canguru

Uma ótima ajuda para acalmar seu filho que está chorando é contar com a ajuda do canguru ou sling para dar uma passeada com o pequeno pela casa, ou até mesmo na rua, caso você prefira. A posição do canguru é favorável para deixá-lo distraído, tanto com uma visão diferente do mundo ao seu redor, como do balançar oferecido pela caminhada do pai ou da mãe.

A proximidade com o corpo dos pais também costumam acalmar o bebê, que sente sua respiração e seu calor.

6 – Faça sons que acalmam

Sabe aquele hábito de fazer “shhhhhhhhh” ou “hum hum hum hum” ao colocar o bebê no colo na tentativa de acalmá-lo? Acredite, esses pequenos sons podem sim ajudar a fazer com que seu filho pare de chorar. O motivo para a tranquilidade instantânea do bebê é que o “shhhh”, por exemplo, remete ao som do sangue materno circulando ao redor do bebê no útero, enquanto o “hum hum hum” pode ajudá-lo a lembrar do som do seu coração.

7 – Balance um pouquinho com ele

O tradicional hábito de balançar com o bebê no colo para tentar acalmá-lo também pode ser muito eficiente para fazer com que ele pare de chorar, afinal, ele balançou no seu útero por nove meses, não é mesmo? Qualquer caminhada que você dava quando gestante, era um movimento que seu filho facilmente percebia. Ficar no berço parado para ele, portanto, é uma situação muito estranha e atípica.

Para acalmar seu filho não é preciso balançá-lo vigorosamente, mas sim deixá-lo curtir com você aquele momento em que está nos seus braços, fazendo movimentos suaves.

8 – Leve o bebê para passear de carro

Você já aprendeu que o bebê gosta de balançar porque ele lembra do tempo em que estava no seu útero, certo? Então o balanço do carro vai funcionar muito bem com ele também para ajudá-lo a acalmar. Essa é, inclusive, uma técnica bem popular e que funciona com grande parte das crianças.

9 – Tire o excesso de roupas em dias quentes

Acredite, seu filho fica tão irritado quanto você em dias muito quentes e, por isso, se sente incomodado quando está usando peças de roupas demais. Se você sentir que o dia está muito quente e que ele está começando a apresentar o cabelo suado ou as mãozinhas quentes, não tenha dúvidas em tirar o excesso de roupas para que ele se sinta melhor.

Já em dias frios, confira se o seu bebê não esteja precisando de mais alguma roupinha ou manta para aquecê-lo.

Valentina 6 meses roupinhas de bebe
Valentina 6 meses roupinhas de bebe

10 – Seja compreensiva

Todos nós enfrentamos algum dia de melancolia em nossa rotina, sem motivo algum, certo? Isso também pode acontecer com seu bebê. Sabemos que é difícil reconhecer que seu filho está chorando sem motivo algum, mas é bastante possível que as lágrimas não tenham nenhum motivo aparente.

Não confunda a melancolia com manha, já que são situações completamente diferentes, e tente ser compreensiva em dias que parecem ser mais difíceis para o seu bebê. Não perca a paciência e espere que ele se acalme naturalmente, com a ajuda de todas as técnicas que apresentamos acima e muitas outras que você pode aprender ao longo da construção da relação entre vocês.

Você já usou alguma dessas técnicas apresentadas acima para fazer o bebê parar de chorar? Qual funcionou para seu filho? Tem outras dicas que acha que funcionam melhor? Conte para a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *