6 dicas e truques para organizar o quarto do seu bebê

Você passou a gestação toda pensando e imaginando como seria o seu bebê, a carinha dele, e tendo mil ideias de como decorar e preparar o quartinho para recebê-lo, não é mesmo? Pelo menos é isso o que acontece com a maioria das mamães e dos papais por aí. Mas quem já passou pela experiência de ser mãe e pai alguma vez também sabe muito bem que depois que o bebê chega são tantas as coisas das quais é preciso cuidar que acaba ficando bastante difícil manter o quartinho organizado, decorado e harmonioso como você sempre sonhou durante a gravidez.

Identificou-se com essa situação, mamãe? Então não se preocupe, pois preparamos este post cheinho de dicas e truques para que o quarto do seu bebê fique sempre organizado, sem que seja preciso gastar um tempo precioso com isso. Ah, e fique à vontade para adaptar as dicas de acordo com o perfil do quarto do seu bebê, espaço disponível e rotina, certo? Está preparada para conferir? Então, vamos lá!

Comece escolhendo os móveis certos!

O primeiro passo para organizar o quarto do bebê é escolher os móveis certos. Tudo aqui dependerá do quanto de espaço você tem disponível. Tenha em mente que o básico será o berço, o armário para as roupinhas, uma cômoda, uma mesa para troca de fraldas e uma cadeira de descanso.

Dica: é muito importante tomar o cuidado de olhar bem as medidas do quarto antes de comprar os móveis, hein? Imagine se depois de tudo comprado você descobre que eles não caberão lá? Se necessário, conte com a ajuda de um profissional para te ajudar a otimizar o espaço!

Organize as roupinhas por tamanho

Toda mamãe sabe que assim como é grande a variedade de roupinhas que o pimpolho ganha — até mesmo quando ainda está na barriga da mamãe — também é grande a velocidade com que as roupinhas já não vão servir mais. Por isso, antes mesmo de o seu bebê nascer procure organizar as roupinhas dele por tamanho para facilitar as trocas de roupas.

É muito comum ganhar roupinhas de todos os tamanhos — de recém-nascidos aos maiores tamanhos — e é natural que algumas roupas levem mais tempo até servir na criança. Por isso, deixe em fácil acesso as roupas menorzinhas e que serão rapidamente usadas, e separe as que ainda levarão um tempinho para servir no pequeno. Isso te poupará muito tempo, acredite!

Coloque os sapatinhos em gavetas

Uma boa maneira de deixar os sapatinhos bem à vista, para que seja possível pegá-los de forma prática e rápida, é guardá-los em gavetas. Coloque-os enfileirados e, de preferência, assim como com as roupas, também separe-os por tamanhos. Deixe os que já estão servindo no bebê na parte da frente e coloque os que estão grandinhos mais ao fundo, ou em gavetas que ainda não serão usadas.

Além de te dar uma boa visibilidade de quais sapatinhos estão ali e já podem ser usados, essa estratégia te faz economizar tempo!

Pendure os vestidinhos em cabides

Os cabides são ideais para deixar o guarda-roupas organizado e permitem separar as roupinhas de de forma bem prática. Além disso, eles conservam a roupinha sem amassar, o que é ótimo para uma mamãe que já tem mil coisas para cuidar, não é mesmo? Por isso, aposte nos cabides para guardar os vestidinhos da princesa. Uma boa dica é separá-los por estação: de um lado, os vestidinhos fresquinhos de verão; de outro os de inverno, mais compridinhos e com manga. Na hora de vestir a pequena, basta dar uma checada no tempo e pegar o vestidinho que melhor se adequar!

Mantenha os itens de troca de fraldas sempre em fácil acesso

É natural ter que trocar a fralda do bebê muitas vezes ao dia, principalmente nos primeiros meses de vida. Por isso, os itens de troca precisam estar guardados de forma organizada e em fácil acesso, para otimizar o tempo e trabalho da mamãe.

Uma boa forma de manter essa organização é colocar as fraldas (de acordo com o tamanho do bebê) na primeira gaveta do trocador — deixe as fraldas maiores, que ainda não servem, em uma parte reservada do guarda-roupas. Já os outros itens — como lencinhos umedecidos, algodão, pomadas, talco etc — podem ficar armazenados em potinhos ao lado do trocador, sempre em fácil acesso, certo?

Se você precisar trocar a fralda rapidamente antes de sair, por exemplo, essa organização facilitará muito!

Tenha caixas para guardar os brinquedos

Ser mamãe é uma coisa incrível e mágica! Mas isso não quer dizer que seja uma tarefa fácil, concorda? Muitas vezes será preciso juntar os mesmos brinquedos várias vezes ao dia e, quanto maior o seu bebê vai ficando, mais brinquedos ele terá e mais coisas espalhadas ele deixará.

Por isso, uma boa dica é comprar caixas para deixar os brinquedos guardados. Sabemos que você quer manter tudo organizado e cada coisa no seu lugar, mas há momentos em que isso realmente se torna uma tarefa quase impossível, não é mesmo? Nessas horas, ter algumas caixas para colocar todos os brinquedos será uma ajuda e tanto! Você pode colocar os brinquedos separados por categorias — bonecas, carrinhos etc. — em caixas de tamanhos diferentes. E aí você disponibiliza uma delas por vez, para evitar que a criança enjoe de brincar sempre com os mesmos brinquedos, além de, claro, fazer com que menos brinquedos sejam espalhados pelo quarto e pela casa.

Mas atenção: é preciso monitorar os pequenos para que eles não se machuquem ou acabem tomando como brinquedo itens pequenos demais, que podem ser engolidos. Inclusive, vale a pena evitar objetos muito pequenos perto da criança, principalmente nos primeiros anos de vida. Por isso, a dica é: atenção nunca é demais!

Organizar o quarto do bebê pode parecer uma tarefa mais complicada do que você esperava, não é mesmo? Mas seguindo essas orientações esse, com certeza, será um trabalho mais fácil e até divertido. Tenha em mente que a organização só facilitará a sua rotina!

E você, também tem alguma dica de organização para compartilhar com as outras mamães leitoras? Escreva para nós no espaço de comentários! Aproveite para conferir também o nosso post “O que não pode faltar no guarda-roupa do seu bebê”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *