Festa do Pijama: aprenda agora como organizar uma para seu filho

Crianças adoram festas, não é mesmo? Seja um simples bolinho na escola, uma mega celebração no salão ou uma boa festa em casa, festejar é uma das melhores formas que os pequenos encontram para se divertirem, afinal, nas festas eles reúnem os amiguinhos e priminhos para brincarem, comerem guloseimas e viver o melhor da infância.

Por falar em infância, esse período da vida é maravilhoso. Marcada pela pureza, por experiências divertidas, brincadeiras e amizades sinceras, essa fase é naturalmente especial, principalmente quando vivemos momentos marcantes e enriquecedores, a exemplo das festinhas infantis.

Pensando nisso, os pais devem promover celebrações para comemorar o aniversário da criança ou simplesmente para presenteá-la por suas conquistas pessoais. Por exemplo, seu filho passou de ano com boas notas? Esse é um bom motivo para chamar os amiguinhos para festejar. As festas devem, sim, ser estimuladas, até como forma de melhorar os relacionamentos e convivência social do seu filho com outras pessoas. Isso ajuda — e muito — no desenvolvimento da autoconfiança e na construção do caráter dos pequenos.

As festas do pijama se configuram como uma nova modalidade de festa infantil que está fazendo muito sucesso. Para os pequenos, esse tipo de comemoração é interessante por ser informal, lúdica e extremamente divertida, afinal, só há crianças dentre os convidados. Para os adultos, essa é uma escolha interessante também, pois pelo fato de ser mais intimista, gasta-se menos com decoração e com comes e bebes, sem comprometer a diversão da criançada. Quer saber como organizar uma incrível noite do pijama na sua casa? Então confira as nossas dicas!

Macacão luxo forrado com capuz e pezinho baby-garden RN girl
Macacão luxo forrado com capuz e pezinho baby-garden RN girl

Qual a melhor data e horário?

O primeiro passo para organizar uma maravilhosa festa do pijama é planejar todos os detalhes, a começar pela definição da data e do horário. É importante que o dia seja favorável, de preferência nas férias, véspera de feriado ou de final de semana. Desse modo, a festinha não prejudicará a rotina escolar das crianças no dia seguinte. O horário também precisa ser escolhido com critério, pois por mais que as crianças achem que vão passar a noite inteira acordadas, elas não vão conseguir. Nesse caso, é importante que a festa do pijama comece cedo para que elas aproveitem bastante.

Quais brincadeiras escolher?

Ao contrário das festas tradicionais, a festa do pijama não requer brinquedos eletrônicos, tampouco participação de monitores. Brincadeiras clássicas e simples conseguem ser ainda mais divertidas do que os entretenimentos modernos. Você pode organizar Dança das Cadeiras, Caça ao Tesouro, Campeonato de Jogos de Tabuleiro, Competição de Mímica, Pinturinhas e até mesmo oficinas de culinária ou artesanato. No caso das oficinas de artesanato, as crianças podem customizar pijamas, fazer enfeites de porta, montar dobraduras, etc. Para os mais moderninhos, sessão de filmes de animação também são apropriadas, especialmente se você preparar kits cineminha, com pipoca e óculos 3D para a molecada.

Como deve ser o cardápio?

O cardápio da festa do pijama não precisa ser sofisticado. Pelo contrário! As crianças gostam de comidas simples. Cachorro quente, batata frita, pizzas, salgadinhos e hamburguers são ótimas pedidas para servir no início da noite. Antes das crianças dormirem, nada melhor do que um leitinho com achocolatado! Se você segue a linha mais saudável e quiser oferecer opções mais saudáveis para os pequenos, aposte em cookies,  biscoitos decorados, sanduíches naturais e salada de frutas. Procure saber se algum dos convidados possui intolerâncias ou alergias alimentares, assim você evita surpresas desagradáveis. Pela manhã, espere as crianças acordarem com uma mesa farta, composta por bolos, sucos, biscoitos, iogurtes e panquecas. Vale ressaltar que a apresentação dos pratos deve ser atrativa, pois as crianças comem primeiro com os olhos. Batatas com carinhas, recipientes coloridos, sanduíches pequenos, canudinhos e garrafinhas divertidas podem deixar a festa ainda mais incrível.

Conjunto pijama infantil masculino 2 peças ursinho
Conjunto pijama infantil masculino 2 peças ursinho

E o traje?

Se a noite é do pijama, as crianças devem vestir pijamas. Deixe essa informação clara no convite, pois o ideal é que os pequenos convidados já cheguem trajados à festa. Desta forma, eles ficarão mais à vontade para brincar. Inclusive, algumas empresas fornecem pijamas personalizados para festas como essas. Imagine só que graça é fazer uma noite temática, com o tema “Bela Dorminhoca” e oferecer pijamas personalizados para as convidadas. Esse pijaminha pode ser enviado junto com o convite e já serve como lembrança.

Devo investir em lembranças?

Não é uma obrigatoriedade, mas as lembranças são sempre bem-vindas em festas infantis. Boas opções de mimos são os próprios pijamas, pelúcias, pantufas, meias, canecas, almofadinhas ou máscaras de dormir personalizadas. Como as festas do pijama normalmente têm poucos convidados (entre 5 e 15 crianças), o gasto com lembranças acaba não sendo tão alto.

Como deve ser feita a decoração?

A decoração de festas do pijama também não demanda muito luxo, mas depende de total criatividade. Se a celebração for feita no próprio quarto da criança, providencie tapetes antialérgicos, pufes e almofadas coloridas. Além disso, prepare os colchonetes/camas, separe colchas e lençóis coloridos, reorganize os móveis e defina um local onde as refeições serão feitas. O dormitório não é lugar apropriado para comer, já que as migalhas podem atrair insetos. Uma tendência em decoração de noites do pijama são as tocas/barracas. Elas deixam o visual da festa ainda mais interessante e divertido.

E se alguma criança quiser voltar para casa?

Por mais que a maioria das crianças goste de festas do pijama, pode ser que alguma estranhe o ambiente e queira voltar para casa. Se isso acontecer, não crie pânico! Telefone para os pais das crianças e peça para que eles a busquem. Algumas medidas ajudam a evitar que isso ocorra, como, por exemplo, pedir no convite que os pais mandem a pelúcia e o travesseiro que a criança usa para dormir.

E aí, você gostou de nossas dicas para organizar uma bela festa do pijama? Vai colocar as nossas sugestões em prática? Compartilhe as suas opiniões conosco e volte aqui para nos contar como foi a noite! E se você quiser tirar de letra os desafios na hora de educar os pequenos, acesse também o nosso post “7 dicas para educar crianças”! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *