9 dicas de tipos de roupas de bebê que seu filho precisa

Uma das tarefas que as futuras mamães mais gostam durante a gravidez, com certeza, é a escolha do enxoval. Montar o quarto e escolher as roupinhas que vestirão o bebê nos seus primeiros meses de vida é um grande prazer para pais de primeira viagem ou até mesmo para os mais experientes, já que cada filho traz uma emoção única.

Mas nem sempre a gestante acerta na escolha, já que as lojas exibem uma infinidade de roupinhas com babados, laços e detalhes que podem pôr em risco a segurança do bebê ou simplesmente oferecem um desconforto desnecessário.

Para ajudar os futuros pais nessa deliciosa tarefa de escolher as roupas de bebê, preparamos algumas dicas de peças que não podem faltar no enxoval:

Bodies

Há quem diga que essa é a peça curinga no enxoval do bebê — realmente, os bodies são confortáveis, práticos e bonitos. Com tamanhos que vão desde o recém-nascido até quase 2 anos, é um item versátil que vai vestir o seu bebê por muito tempo. De manga longa, curta ou até sem manga, eles podem ser encontrados em várias cores, desde os tons pastéis até coloridos vibrantes, com estampas e desenhos infantis.

Alguns modelos possuem uma abertura no pescoço que facilita a colocação, pois permite vestir o bebê por cima ou por baixo. A abertura inferior geralmente é feita com botões, e é possível comprar extensores para prolongar o uso da peça ao longo do crescimento do bebê. A grande vantagem dos bodies é que, como são fechados por baixo, ao segurar o bebê a roupa não sobe, mantendo o bebe aquecido e protegido mesmo estando no colo.

Camisetas e camisas

São encontradas em vários tecidos e estilos, e podem ser usadas combinadas com bermudas, jardineiras, calças ou apenas com a fralda nos dias de mais calor. As camisetas também podem ser colocadas por baixo do macacão, para complementar e aquecer o bebê nos dias mais frios. No caso de camisas mais tradicionais, a dica é procurar peças com a gola de algodão, material mais macio e indicado para ficar em contato com a pele sensível do pescoço do bebê.

Culotes e mijões

Esse tipo de calça de tecido mais leve é perfeita para ser usada acompanhando os bodies ou as camisetas, ou mesmo por baixo do macacão nos dias de temperaturas mais baixas. Outra vantagem é a possibilidade de trocar apenas essa peça se houve algum acidente na hora de trocar a fralda. Também são usados bastante na hora de dormir, pois são confortáveis e práticos.

Macacões

Outra peça prática que está sempre presente no guarda-roupas dos bebês são os macacões, que podem ser de manga longa, manga curta, com ou sem pezinho e de tecidos leves ou mais quentes. Dependendo do estilo, ele pode ser usado como pijama ou até mesmo para sair. Os modelos com botões na frente são mais fáceis de serem colocados, mas existem modelos com abertura inferior que também são práticos e bastante úteis.

Casaquinhos

Uma opção indispensável para aquecer o bebê nos dias mais frios, os casaquinhos são fáceis de vestir e podem ser encontrados em diversos tecidos, desde os tradicionais de lã até os mais modernos, de malha, linha ou moletom. Uma boa dica é comprar modelos maiores, que podem ser usados por mais tempo (usando a manga dobrada nos primeiros meses). Cores neutras também são mais indicadas, pois combinam com vários outros itens do guarda-roupas da criança.

Vestidos

Podem ser usados desde os primeiros meses, e são o xodó das mamães. Na hora de escolher o vestido para uma bebê mais novinha, prefira modelos com poucos babados e fitas, que podem representar um risco. Os modelos regata (sem manga) são perfeitos para o verão, e as peças com manga comprida podem ser usados com calça ou legging no inverno.

Gorros e chapéus

Para proteger o bebê e garantir que ele se mantenha aquecido nos dias de inverno, os gorros são opções práticas e podem ser encontrados em diversas cores e tecidos, sendo que o mais comum (lã) pode causar alergias. Para os dias de calor e sol forte, um chapéu ajuda a proteger a pele sensível do bebê. Procure modelos que cubram as orelhinhas e que prendem debaixo do queixo, para evitar que caia quando o bebê se movimentar.

Meias

As meias devem ser confortáveis, sem elásticos que apertam demais ou dificultam sua colocação. Além de complementar o visual, as meias aquecem os pés dos bebês e podem ser usadas com qualquer roupa, desde macacões e bodies até calças e culotes. Atualmente, é possível encontrar uma grande variedade de meias para bebês, desde as mais leves até as com solado antiderrapante ou imitando sapatinhos.

Sapatinhos

Os sapatos são peças dispensáveis para bebês que ainda não andam, mas se forem feitos de tecido ou materiais leves e confortáveis, eles podem ser usados esporadicamente para compor o look. Quem resiste a um sapatinho de bebê? Com modelos delicados e em várias cores, os sapatinhos podem ser encontrados em tamanhos até para recém-nascidos.

Dicas para escolher e cuidar das roupinhas de bebê

  • Na hora de comprar, escolha um tamanho maior do que a numeração que o bebê está usando. Mesmo que nos primeiros dias ela fique folgada, em pouco tempo ela servirá perfeitamente.
  • No verão, dê preferência a tecidos leves e naturais, como algodão.
  • No inverno, roupinhas de plush, lã e moletom ajudam a aquecer o bebê.
  • Use as tabelas de orientação das marcas para escolher o tamanho correto, de acordo com a idade, altura e peso do bebê.
  • Sempre siga as instruções de limpeza na etiqueta das roupas — algumas peças não podem ser lavadas na máquina ou deixadas ao sol para secar.
  • Use um sabão específico para lavar as roupas do recém-nascido, de acordo com a orientação do seu médico. Lavar a roupa do bebê separadamente também é um cuidado importante nos primeiros meses.
  • Evite vestir o bebê em “camadas”. Uma peça de roupa de tecido mais quente é mais prática do que várias peças de roupa leves.
  • Organize as roupas de bebê no armário de forma prática e acessível.
  • E, principalmente, aproveite o momento das trocas de roupa do bebê para estreitar seus laços com ele, através de conversas, massagens e toques suaves.

E você, já conhecia essas peças indispensáveis de roupinhas de bebê? Quais delas você já comprou? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *