Como saber se o seu bebê está com frio

Mamães e papais de primeira viagem costumam ter um monte de dúvidas que podem trazer ansiedade para a família. Uma delas, aparentemente simples, mas muito mais importante do que se imagina, é saber se o seu bebê está com frio ou calor. Isso é importante não só para o bem estar do bebê, mas também para a sua saúde e segurança. Você sabia que há estudos comprovando que mudanças bruscas de temperatura corporal do bebê podem estar ligadas à assustadora síndrome da morte súbita infantil? Também conhecida como “morte do berço” (ou SIDS, em inglês), a síndrome é uma das principais causas de mortalidade em bebês com menos de um ano de idade. Mas não se assuste, pois vamos sugerir alguns cuidados para que seu bebê esteja sempre confortável e seguro.

Roupas de bebê importadas Carters
Roupas de bebê importadas Carters

Não sinta a temperatura do bebê só nas mãos e pés

Não há um consenso ao se afirmar que mãozinhas e pezinhos frios indicam que o bebê está com frio. Na verdade, as extremidades do corpo tendem a ser um pouco mais frias. Os pediatras aconselham colocar a mão na barriga, peito e costas do bebê: estas partes do corpo devem estar secas e mornas, e não frias, nem suadas. Regule a quantidade de roupas com base no toque destas áreas do corpinho dele.

Enxoval de bebê menina
Enxoval de bebê menina

Os soluços do bebê não significam que ele está com frio

Soluços acontecem por um espasmo do diafragma, um músculo relacionado à respiração. O sistema nervoso dos bebês é imaturo e ainda não está pronto para atuar diretamente sobre o diafragma, e por isso as crises de soluços nos bebês são mais frequentes do que nos adultos. Então, não se apresse a agasalhar o/a pequenino/a assim que os soluços começam. Faça primeiro o teste do toque na barriga, peito e costas para decidir com mais segurança. E pode relaxar: normalmente, os soluços param espontaneamente dentro de alguns minutos. Caso se tornem frequentes, fale com o pediatra.

Roupas de bebê menino recém nascido
Roupas de bebê menino recém nascido

Seu bebê não fala, mas é capaz de se comunicar com você

Se o bebê está se sentindo desconfortável, ele vai dar um jeitinho de demonstrar. Como ele não fala, o choro e o comportamento são as suas maneiras de reclamar. Observem como ele se comporta: está dormindo tranquilamente? Está se alimentando e não demonstra irritação? Então, fique tranquilo/a você também, pois ele não está se sentindo incomodado.

Uma dica: Vista o bebê com uma camada de roupa a mais do que você está vestindo

Você está confortável com uma blusa de mangas curtas? Então vista roupinhas de mangas compridas no bebê. Você está usando mangas compridas? Coloque um casaquinho no bebê. Lembre-se: a temperatura corporal do seu bebê é diferente da sua. Você está trabalhando e se movimentando o tempo todo, é natural que sinta mais calor que ele. E não se esqueça de levar sempre uma outra opção de roupas na bolsa do bebê, para se prevenir contra mudanças bruscas de temperatura.

E você, tem sugestões e dicas para compartilhar com mamães e papais? Vamos trocar ideias para que os nossos bebezinhos estejam sempre confortáveis?

Conheça uma coleção de roupas infantis importadas das mais tradicionais e respeitadas grifes internacionais com foco na praticidade, durabilidade, conforto, beleza e segurança. Visite: http://www.eroupasdebebe.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *