Cuidados com o bebê: veja como mantê-lo sempre quentinho no inverno

As mamães e os papais estão sempre preocupados com a saúde e o bem-estar de seus filhos, e mais ainda quando as temperaturas caem, aumentando a incidência de doenças típicas do inverno. Principalmente se são pais de primeira viagem, é natural que haja dúvidas sobre como agir, quais deverão ser os cuidados com o bebê e que tipo de roupas são mais adequadas para manter o bebê sempre quentinho.

Seria tão bom se inventassem um jeito de livrar seu fofinho de todos desconfortos e doenças do inverno, não é? Sim, os pais amorosos querem seus filhos sempre protegidos em todas as estações, mas a realidade é que não se pode colocar as crianças em uma redoma de vidro e ficar vigiando 24 horas por dia. A maioria dos vírus causadores de doenças de inverno são transmitidos pelo ar e basta que a criança respire a alguns metros de distância de quem está doente para ser atingida. Pior ainda: a contaminação acontece mesmo antes que a pessoa gripada desenvolva os sintomas. Então é preciso aceitar o fato de que as crianças vão adoecer uma vez ou outra e não se sentir culpado quando isso acontecer. Não há como evitar, mas algumas atitudes simples são de grande ajuda para garantir a saúde e o conforto do bebê no inverno. Nesse post, vamos mostrar alguns cuidados a serem tomados quando as temperaturas começarem a cair — não só para que o seu bebê fique sempre quentinho, mas também para que ele fique seguro e confortável. Confira!

Vestido infantil para festas
Vestido infantil para festas

Cuidados redobrados com a higiene

Lavar as mãos regularmente é a atitude mais simples e efetiva para se proteger de germes. Lave sempre suas mãos ao lidar com o bebê e lave as mãozinhas dele também. Esse é um cuidado que deve ser estendido a todas as crianças da casa. E não se esqueça de orientar as outras pessoas que cuidam das crianças para fazerem o mesmo!

Mesmo no frio, o banho continua obrigatório uma vez ao dia. O melhor é dar banhos rápidos e com água não muito quente. Use só os produtos recomendados pelo pediatra e escolha a hora mais quente do dia para dar o banho, o que acontece, normalmente, por volta do meio-dia. Para que ele não sinta frio ao sair do banho, enxuguem o bebê rapidamente e vista logo uma roupinha quentinha nele. Depois disso, é melhor tirar o bebê do banheiro, que é um ambiente mais frio, e completar os cuidados no quarto.

Vestido de festa para bebe
Vestido de festa para bebe

Cuidados com a hidratação

No inverno, a tendência é que a pele sensível do bebê fique mais ressecada, e este é mais um motivo para que a água do banho seja morna, pois a água muito quente resseca ainda mais a pele. Espalhe generosamente um bom hidratante assim que o bebê sair do banho. O pediatra vai orientar sobre quais são os melhores produtos da linha infantil. Não se esqueçam de hidratar também a boquinha do bebê, para evitar rachaduras.

Brotoejas não aparecem só no verão. Cuidem para que o seu bebê não esteja com excesso de roupas e use só tecidos antialérgicos. Tomar muito líquido não é importante só no verão. Como os adultos sentem menos sede no inverno, a tendência é tomar menos água e se esquecer de oferecer líquidos ao bebê, que pode ficar desidratado. Não se esqueça de dar água e sucos variados também no inverno. Melhor ainda: a mamãe deve manter a amamentação no peito o máximo que puder. O leite materno é a melhor proteção para o seu bebê, além disso, o calor da mãe também é essencial para que o bebê fique sempre quentinho e confortável.

Cuidados com o bebê envolvem cuidados com o sistema imunológico

A vacinação do bebê deve estar sempre em dia. Siga as orientações do pediatra sobre o calendário de vacinação, para proteger seu bebê de doenças graves não só no inverno, mas em todas as estações.

Uma alimentação nutritiva e equilibrada é fundamental para a saúde, você já sabe disso. No inverno, ofereça mais alimentos quentes, como sopas e caldos variados. Nada melhor para esquentar do que uma rica sopinha no jantar! E novamente, lembre-se: os pediatras são unânimes em recomendar a amamentação como a melhor forma de proteger a saúde do seu bebê.

Vestidos para bebê
Vestidos para bebê

Cuidados com o vestuário para manter o bebê sempre quentinho

As roupas e acessórios de inverno não precisam ser de cores escuras e sem graça. Você vai encontrar roupinhas e acessórios lindos para deixar seu bebê ainda mais fofo. É hora de usar e abusar de meias, gorrinhos e luvas coloridas para a hora do passeio. Os sites de roupa importada de bebê oferecem grande variedade de roupinhas e acessórios para todas as idades e você pode escolher à vontade sem precisar sair de casa. Em caso de dúvidas sobre como conservar as roupinhas sempre lindas e macias, você pode dar uma olhadinha nas nossas dicas clicando aqui.

Ao montar o enxoval do seu bebê, não se esqueça de acrescentar um bom estoque de babadores e toalhinhas para quando começar a fase da dentição. É quando seu bebê vai babar muito e você deverá tomar cuidados para que a roupinha dele não fique molhada, principalmente no inverno.

Na hora de dormir, evite excesso de cobertores, para não haver riscos de sufocamento. Então, como fazer para manter o bebê quentinho? E se ele se descobrir durante a noite? Aquecedores ambientais são ótimos para as regiões mais frias. Você pode também aquecer o berço com uma bolsa de água quente antes de colocar o bebê para dormir. Assim que o berço estiver quentinho, removam a bolsa, para evitar acidentes e, só depois disso, coloque seu bebê para dormir.

Prefira comprar pijamas inteiriços ou bodies de mangas compridas para serem usados com calças compridas, sempre confeccionados em tecidos macios, quentes e antialérgicos. Manter o bebê bem aquecido é fundamental para a saúde dele no inverno. Se você tiver dúvidas sobre como saber se o bebê está com frio, leia nossas dicas clicando aqui.

Não deixe de ver também o nosso post sobre inverno infantil e escrever para nós através dos comentários, será um prazer saber sua opinião!

2 Replies to “Cuidados com o bebê: veja como mantê-lo sempre quentinho no inverno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *