É importante que as crianças escolham suas roupas?

O que fazer quando as crianças insistem em escolher suas próprias roupas? É só mamãe e papai avisarem que a família vai passear que alguns minutos depois o João, de cinco anos, já aparece vestido do jeito que ele gosta: blusa do Homem Aranha, bermuda do Homem Aranha e tênis do Homem Aranha. E adivinha só que boné ele escolhe? Acertou: do Homem Aranha! Vestido de vermelho da cabeça aos pés, ele está feliz da vida, mas você escolheu as roupas das crianças com tanto capricho e gosta de ver seus filhos sempre bem vestidos. É nesta hora que os pais se perguntam se devem aceitar ou interferir. Afinal, é importante que as crianças escolham suas roupas? Continue com a leitura e saiba mais sobre o assunto!

A criança quer mostrar independência e capacidade de decidir

Conjunto infantil feminino
Conjunto infantil feminino

A partir dos quatro anos de idade a criança quer abrir as asinhas. Para ela, é importante mostrar que já é independente e que quer tomar decisões sozinha. Nessa idade, é comum que ela recuse sua ajuda dizendo: “pode deixar, mamãe, eu já sei!”. Incentivar a independência e a criatividade dela será positivo para reforçar sua autoestima, mas aproveite a oportunidade para orientar e mostrar o que é adequado para cada situação. A roupa de ir ao parquinho não será a mesma roupa para ir ao aniversário do amiguinho. Aos poucos e com paciência, você pode ensinar que a vida em sociedade espera comportamentos e vestuário adequados para diferentes eventos.

Separe as roupas no armário de acordo com cada estação

Roupas para bebê e infantis adequadas para todas as estações
Roupas para bebê e infantis adequadas para todas as estações

Coloque as roupas de calor em um lado do armário e as roupas de frio no outro lado, ou em gavetas diferentes. Se possível, é até melhor que você guarde as roupas de inverno fora da vista da criança, assim que o tempo esquentar. Com isso você vai evitar que ela escolha um casaco de inverno quando a temperatura lá fora está perto dos 30 graus.

Ofereça três ou quatro opções de roupas que combinem

Roupas infantis Carters
Roupas infantis Carters

Coloque sobre a cama alguns conjuntos de roupas que combinem e deixe que a criança escolha a que ela gosta mais. Assim ela ficará feliz por estar decidindo sozinha e você ficará feliz por não ver seu/sua filho/a aparecer na festa vestido/a como um palhacinho quando a festa não é à fantasia.

Na hora de escolher as roupas novas faça disso uma brincadeira

Bodys para bebê da Carters
Bodys para bebê da Carters

Os sites para compras de roupas on-line facilitam a vida na hora de renovar o guarda-roupa da família. Afinal, você concorda que as crianças precisam participar da escolha, mas ir às compras com as crianças, entrando de loja em loja quando elas estão impacientes ou com fome pode ser uma experiência estressante para todos. Não é muito melhor fazer compras calmamente sem sair de casa e transformar esse momento em uma gostosa brincadeira?

Os sites de compra on-line trazem lindas fotos das roupinhas e oferecem uma variedade enorme de cores e modelos. Mostre as fotos, monte combinações de peças diferentes, ensine para as crianças como escolher um sapato ou acessório apropriado para cada combinação de roupinhas. Incentivar as crianças a participarem da escolha vai evitar que você compre peças que elas não vão gostar, e a hora das compras será só de prazer e alegria para a família.

E você, já passou pela experiência de sair acompanhada pelo Homem Aranha todo vestido de vermelho? Ou pela rainha das neves vestida de azul da cabeça aos pés? Você deixa suas crianças escolherem as próprias roupas ou prefere fazer isso você mesma? Queremos saber a sua opinião! Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Onde comprar?

No site eroupasdebebe.com você encontra uma grande coleção de roupas para bebê importadas dos EUA. As maiores grifes do mundo – Carter’s, OshKosh, Ralph Lauren e muitas outras marcas disponíveis a pronta entrega.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *