Entenda a melhor maneira de lavar roupa importada de bebê colorida

Cada tipo de roupa requer cuidados específicos. Um vestido de seda não se lava como uma calça jeans, uma blusa de lã não se lava como um short de brim, um macaquinho branco não se lava como uma jaqueta preta. Toda mamãe precisa ter isso em mente se quiser conservar as roupas das crianças bonitas e íntegras por mais tempo, livres das temidas bolinhas e desbotamentos.

Das regras de lavagem de roupinhas de bebês, talvez a mais importante seja justamente tomar um cuidado especial com as roupinhas coloridas, pois elas tendem a estragar com mais facilidade. Para que você não tenha problemas com isso na sua casa, listamos quais são as formas de evitar que a roupa importada do bebê manche ou desbote. Veja com a gente!

Vestido Minnie Rosa
Vestido Minnie Rosa

Leia as instruções de lavagem da etiqueta

O primeiro cuidado básico na higienização das roupinhas coloridas é analisar as informações contidas na etiqueta, pois normalmente a própria etiqueta explica como a peça deve ser lavada (a seco, à mão, na máquina, etc). Pode ser que haja também a recomendação de lavagem junto com cores semelhantes ou a instrução expressa para virar a roupa pelo avesso antes de lavá-la. Isso é essencial para garantir a conservação das peças infantis.

Lave as roupas coloridas separadamente

Não adianta! Nem tente ganhar tempo lavando todas as roupas juntas, até mesmo porque, esse é o caminho mais curto para manchar as peças. Antes de iniciar a lavagem, separe as roupas em pilhas, fazendo a categorização por semelhança de cor. As roupas brancas devem ser lavadas com brancas, as pretas podem ser lavadas junto com azul-marinho e grafite, roupas em tom pastel devem ser lavadas juntas, desde que não soltem tinta, mas as peças jeans precisam obrigatoriamente ser lavadas separadamente das peças claras.

Vestido Minnie Vermelha
Vestido Minnie Vermelha

Use produtos adequados

Busque produtos de limpeza adequados para a pele sensível do bebê e formulados para evitar danos nos tecidos mais delicados. No mercado já existe sabão em pó, sabão líquido ou em barra, que são apropriados para a lavagem de peças infantis. Além disso, há amaciantes suaves e alvejantes em pó que removem manchas, sem esbranquiçar o tecido colorido. Vale ressaltar que o uso de sabão em pó comum pode deixar resíduos de pH alto na peça, o que causa irritações na pele da criança.

Modere no uso de alvejante e amaciante

O uso excessivo de alvejantes e amaciantes é um dos principais vilões das roupas coloridas. Na verdade, muito amaciante pode endurecer as fibras têxteis e provocar alergias. Lembre-se de que o amaciante serve justamente para deixar a roupa mais agradável ao toque e não para deixá-las cheirosas.

Vale ressaltar que alvejantes com cloro são terminantemente contraindicados em roupas coloridas, já os à base de oxigênio, sem cloro, podem ser usados na remoção de manchas difíceis, mas, ainda assim, com moderação. Se a roupa não estiver manchada, o uso desse tipo de produto é totalmente dispensável.

Faça o teste da tinta

Para evitar surpresas desagradáveis ao tirar as roupinhas coloridas da máquina, realize o teste da tinta para comprovar a firmeza das cores. O teste é bem simples! Basta umedecer um pedaço da roupa e colocar um retalho branco em cima. Usando o ferro de passar aquecido, pressione o pano branco sobre a peça colorida. Caso a roupa colorida transfira a tonalidade para o paninho branco, então ela deverá ser lavada separadamente e jamais deve ficar de molho.

Conjunto infantil feminino rosa
Conjunto infantil feminino rosa

Realize o tratamento pré-lavagem nas peças

Caso a roupa do pequeno esteja com sujeira pesada ou alguma mancha mais difícil de remover na lavagem tradicional, o mais indicado é tratá-la antes para facilitar a remoção da sujeira. É recomendável que antes de colocar a roupa na máquina, você a lave à mão, pois a máquina não dá conta de lavar a roupinha de forma impecável. O uso de alvejantes industrializados também é bem-vindo, assim como a utilização de soluções branqueadoras/limpadoras caseiras, como por exemplo, o vinagre.

Não deixe as roupas coloridas de molho por muito tempo

O molho é uma estratégia bacana para limpar as roupas mais sujas e também as meias coloridas dos pequenos, mas, por vários motivos, as peças infantis não devem ficar de molho por muito tempo, especialmente se elas forem listradas. Primeiramente, com o molho muito longo, a sujeira sai da roupa, vai para a água e logo é transferida para a roupa novamente. Além disso, o molho favorece o desbotamento da peça. Como se não bastasse, as fibras dos tecidos estampados e coloridos podem se romper mais facilmente quando elas ficam submersas na água por períodos prolongados.

Tome cuidado na hora de secar

E não é só à lavagem que você deve prestar atenção! Atente-se também à secagem das roupas importadas coloridas para preservá-las sempre lindas e vibrantes. O ideal é que elas sequem à sombra, pois a exposição direta ao sol pode acabar acelerando o processo de desbotamento. Você não quer que as roupas novinhas do seu filho pareçam velhas só porque ficaram muito tempo no sol, quer?

Outras dicas para lavar as roupas coloridas do bebê

  • O sabão de coco continua sendo uma ótima opção para lavar roupinhas infantis, sejam elas brancas ou coloridas;
  • Lave as roupas da criança separadamente das roupas de cama e roupas de uso pessoal do restante da família. Essa regra vale para as roupas de qualquer cor!
  • Tenha baldes e bacias específicos para a lavagem das roupas dos pequenos;
  • Pesquise sobre a experiência e opinião de outras mamães quanto aos produtos de limpeza;
  • No caso da lavagem à mão, jamais torça a roupa com muita força, pois isso pode deformar a roupinha;
  • A secagem no varal é sempre mais recomendada do que a secagem na máquina, uma vez que deixa as roupinhas mais cheirosas e macias.

E aí, você gostou das nossas dicas de como lavar as roupas coloridas dos seus filhos, evitando manchas e desbotamentos. Se quiser conferir outros truques para manter a roupa importada de bebê sempre novas e bonitas, clique aqui. Até a próxima e continue acompanhando as novidades do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *